segunda-feira, 11 de maio de 2009

Gerúndio

Personagens:
DURVAL
JACIRA
TELEFONISTAS

Numa sala, Durval atende o telefone

TELEFONISTA - Boa tarde! Gostaria de estar falando com o Senhor Durval Antônio Matos Pinto.

DURVAL - Você não gostaria de falar simplesmente?

TELEFONISTA – (hesitante) Senhor Durval?!

DURVAL – Hum.

TELEFONISTA - Senhor Durval, meu nome kathlen Aparecida, da TELEAR, e estou entrando em contato para lhe informar que o senhor tem um débito de 382 reais e 23...

DURVAL - O quê?

TELEFONISTA - centavos, referente à conta do mês de março, cujo vencimento foi dia 15 do mesmo. Como hoje já vai estar fazendo 45 dias de atraso, a TELEAR está se comunicando para estar lembrando desse débito.

DURVAL - Espere um minutinho, por favor. (grita) Ô bem. Você viu a conta de telefone do mês de março? A mulher da TELEAR tá falando que a gente não pagou o telefone. (brinca) Se você não encontrar, a TELEAR vai estar cortando a nossa linha.

JACIRA - (em off) Ih! Deve tá na gavetinha do lado do negócio do coisa que a mamãe me deu.

DURVAL – (Impaciente) Ah, num tá lá não. Eu já mexi lá hoje pra procurar o canhoto do cheque. Lembra?

JACIRA - Ah, então olha no armário da cozinha, na porta perto do fogão ou vê se tá pendurada na geladeira no imã da melancia quebradinha perto do imã da vaca.

DURVAL – Ô bem, pelo amor de Deus, vem vê isso aqui pra mim que eu tô ocupado com a moça aqui. (para telefonista) Só mais um minuto. Nós vamos estar encontrando.

JACIRA - Eu também... Eu tô botando roupa na máquina. Depois você reclama que não tem roupa limpa pra trabalhar.

DURVAL - (indignado, para Jacira) Depois você reclama que não tem telefone pra conversar fiado com a sua mãe. (para telefonista) Alô, como é seu nome mesmo?

TELEFONISTA - Pois não, Kathlen Aparecida.

DURVAL - ô Kathlen Aparecida, o que eu preciso fazer para você cancelar minha linha, ou melhor, o que eu preciso fazer para você estar cancelando minha linha?

TELEFONISTA - O senhor poderia estar repetindo? Me desculpe, houve um problema e eu não escutei com clareza o que senhor disse.

DURVAL - Eu disse que eu quero cancelar a minha linha.

TELEFONISTA - Mas o senhor não precisa estar tomando essa atitude, mesmo porque existe um débito, e o Senhor vai ter que estar quitando esse débito para poder estar cancelando a linha. Mas a TELEAR não deseja que o senhor esteja cancelando a linha. Nós podemos estar parcelando o débito.

DURVAL – Ah sim, me lembrei, enquanto você estava aí dizendo, me recordei que eu já paguei a essa conta. Meses atrás ligou uma funcionária do banco, também cheia gerúndios, me perguntando se eu não gostaria de estar cadastrando minhas contas no débito automático para não ter que estar me preocupando elas. E eu aceitei a proposta dela, Kathlen Aparecida. Desse modo, ou a TELEAR ou o banco está cometendo um terrível engano...

TELEFONISTA - Se o Senhor já quitou a conta, pode estar desconsiderando essa cobrança.

DURVAL – Você sabe o que são 382 reais e não sei o quê centavos pra quem ganha 800 e num sei quê reais! Tudo bem, desconsiderado.

TELEFONISTA – Desculpe-me senhor, eu estou apenas informando o que está constando em meu sistem...

DURVAL - E você sabe o que está constando no meu sistema nervoso? Eu quero cancelar a linha! (para a platéia, nervoso) E tudo isso para minha mulher ficar fofocando com a minha sogra no telefone. (irônico) Aliás, fofocando não, elas não fofocam, elas tecem comentários sobre a vida alheia, como diz minha mulher. A propósito, minha sogra mora em Roraima. Seria perfeito não fosse essa idéia infeliz do Grahan Bell.

TELEFONISTA - Senhor, a TELEAR gostaria de estar informando que dispõe de uma série de planos promocionais que permitem controlar as suas ligações. Se o senhor não cancelar sua linha, nós podemos estar disponibilizando o pacote promocional: TELEAR, controle seu impulso no pulso; ou TELEAR Internacional que proporciona ao senhor estar ligando para algumas localidades conveniadas, a preços baixíssimos. O senhor vai poder estar falando com Suriname, Usbequistão, Alasca, Vladvostok, por apenas 15 centavos o minuto.

DURVAL – (irônico) eu tenho mesmo muitos parentes morando no Alasca, minha filha.

TELEFONISTA – O senhor poderia por gentileza estar me chamando por Kathlen Aparecida?

DURVAL - Kathlen Aparecida, por favor, releve. Já paguei, desconsiderei a cobrança, agora só quero mesmo cancelar minha linha.

TELEFONISTA- O senhor pode estar aguardando um minuto por gentileza, para que eu possa estar lhe transferindo para onde o senhor possa estar cancelando a linha.

DURVAL – Fazer o quê né, mas antes, uma última dúvida...

TELEFONISTA - Pois não, senhor.

DURVAL - Por que cargas d'água vocês usam todos os verbos no gerúndio. É um tal de ando, endo, indo, um tal de vou estar fazendo, vou estar transferindo, vou estar telefonando, vou estar vendendo... Pelo amor de Deus. Olha, eu sou professor de Português, e o que vocês estão fazendo... o que vocês fazem é um verdadeiro assassinato da língua portuguesa, sem bem que tem esse pessoal chato da Lingüística dizendo o contrário.

TELEFONISTA – Lamento estar importunando, senhor, mas... caso queira maiores detalhes, eu posso estar transferin....

DURVAL – Não! Pelo amor de Deus. Eu só quero estar cancelan... cancelar minha linha.

TELEFONISTA - Um instante, por favor.

Gravação - (música de fundo) A TELEAR tem o prazer de estar atendendo a sua chamada.
TELEAR, o sistema de telefonia que liga a terra, o mar e o ar, TELEAR. Não desligue, sua ligação é muito importante para nós. Aguarde alguns minutos que já iremos atendê-lo (música de fundo). A TELEAR tem o prazer de estar atendendo a sua chamada. TELEAR, o sistema de telefonia que liga a terra, o mar e o ar, TELEAR. Não desligue, sua ligação é muito importante para nós. Aguarde alguns minutos que já iremos atendê-lo (cessa música de fundo). Nossos ramais estão temporariamente ocupados, tente mais tarde. Agradecemos sua ligação.

DURVAL – Minha nossa senhora das telecomunicações... (entra JACIRA. Ele está de costas para ela e desliga)

JACIRA - Com quem você tava falando?

DURVAL - Com a Kathlen Aparecida.

JACIRA - Quem é essa mulher? Mais uma de suas alunas em dificuldades? (sem dar chance para ele falar) Deu pra conversar fiado pelo telefone, Durval? Olha, se eu atender alguma sirigaita dessas, eu corto seu objeto direto fora. Aí seu adjetivo, oh, vai virar um substantivo abstrato.

DURVAL - Ih, mulher, corta essa, ou melhor, num corta nada não. Ah, era a atendente da
TELEAR. Eles tão me cobrando a conta de março, de quando você ficou dependurada no telefone com a sua mãe por causa do tombo que seu pai levou? E o pior que ele só quebrou a unha do mindinho. Tombo quem tá levando sou eu, pagando quase que ligação internacional para você saber do dedinho do seu pai. Aposto que o dedo dele doeu menos tempo que esse tempo todo que eu estou conversando com essa Kathlen Aparecida, que como não bastasse não resolver o meu problema, só fala no gerúndio. O sujeito se estressa pô.

JACIRA - Eu é que vou estar resolvendo seu problema, seu muquirana. Choramingando por causa de um telefonemazinho.

DURVAL - Um não, vários! Mas sabe o que eu vou fazer agora? Desligar essa praga.

JACIRA – (desconfiada) Que papinho furado, Durval! Tava de conversa fiada pelo telefone e agora vem com essa de que vai desligar o telefone para eu não falar com a minha mãe. Quer ver só, vou rediscar pra pôr um ponto final nessa história. Fique aí paradinho. É o tempo da sirigaita atender para eu fazer, ó, seu ditongo virar hiato. Alô, quem tá falando? Mamãe?

DURVAL - Tomou.

JACIRA - Mamãe, o papai melhorou? A unha dele continua roxa. Continua? Ah, mamãe, daqui a alguns dias a unha dele vai estar caindo.

DURVAL - (desliga indignado o telefonema da esposa) Vai estar caindo? Pára de falar assim. Quer me deixar louco? Pegou a doença do gerúndio.

JACIRA - Não acredito que você fez isso?

DURVAL - Tanto fiz quanto vou cortar essa porcaria e vai ser agora.

JACIRA - (provocando e saindo) Desliga, o orelhão da esquina vai estar funcionando mesmo. Aí eu vou estar falando com a minha mãe, quando eu estiver querendo, e quero ver que desculpa você vai estar usando para estar manifestando sua inveja por eu estar sempre falando com a minha família, que é muito diferente da sua, que nem por telefone parece estar interessada em estar sabendo a quantas anda você!

DURVAL - (resmungando) Bla bla blá, eu vou cancelar isso. (disca)
música de fundo. A TELEAR tem o prazer de estar atendendo a sua chamada, nossa empresa está na terra, no mar e no ar, TELEAR. Boa tarde, digite ou fale 1 para planos promocionais, 2 para conserto de telefone, 3 para pagamentos de contas, 4 para planos DDI, 5 para segunda via de conta, 6 para adquirir nova linha e 9 para falar com um de nossos atendentes.

DURVAL - Nove.
música de fundo. A TELEAR tem o prazer de estar atendendo a sua chamada, nossa empresa está na terra, no mar e no ar, TELEAR. Aguarde pois estamos transferindo sua ligação. Para sua segurança, a conversa com nossos atendendes estará sendo gravada.

TELEFONISTA - Daniele de Fátima, boa tarde, em que posso ajudá-lo?

DURVAL - Eu quero cancelar minha linha.

TELEFONISTA - Por gentileza, com quem eu falo?

DURVAL - Durval Antônio Matos Pinto.

TELEFONISTA - Senhor Durval, no momento estou impossibilitada de estar transferindo sua chamada pois estamos com problemas em nosso sistema. O Senhor poderia por gentileza estar ligando mais tarde?

DURVAL - Eu só posso estar ligando agora.

TELEFONISTA - Senhor Durval, compreenda, neste momento estamos impossibilitados de estar cancelando sua linha.

DURVAL - Daniele, anote os dados na sua agenda e cancele quando o sistema voltar. Você sabe quanto tempo eu estou tentando cancelar minha linha? Então por favor, cancele ou me transfira para o setor responsável e muito obrigado.

TELEFONISTA - Só um minuto por gentileza. Acho que o sistema voltou. Vou transferir.
música de fundo. A TELEAR tem o prazer de estar atendendo a sua chamada, nossa empresa está na terra, no mar e no ar, TELEAR.

TELEFONISTA - Ângela Rosângela, em que posso servi-lo?

DURVAL – Ângela Rosângela, será que você poderia estar cancelando... cancelar minha linha?

TELEFONISTA - Com quem eu falo, por gentileza?

DURVAL - Durval Antônio Matos Pinto, tentando desesperadamente cancelar minha linha de telefone.

TELEFONISTA - Qual o número do seu telefone com o DDD por favor?

DURVAL - 049 5788-3692

TELEFONISTA - CPF, por gentileza?

DURVAL - 934378836-17

TELEFONISTA - RG e CEP?

DURVAL - 425783519, CEP 43885-012

TELEFONISTA – Existe um motivo para o senhor estar cancelando o serviço?

DURVAL - Gerúndio!

TELEFONISTA – Há algo que nós possamos estar fazendo para que o senhor reverta essa decisão?

DURVAL – Já cancelaram a minha linha?

TELEFONISTA - Em pouco nós estaremos terminando o atendimento e num prazo de 24 horas seu telefone não estará mais funcionando. Um momento, por favor.

DURVAL –( indignado para platéia) Incrível como meu débito sumiu no tempo entre uma ligação e outra?

TELEFONISTA - O cancelamento já está efetivado.

DURVAL - Finalmente. (desliga)

JACIRA - (entra) Bem, eu não gostaria de estar lhe comunicando esse problema nessa hor....

DURVAL - O que é que foi agora?

JACIRA - O orelhão da esquina não está funcionando. (vingativa) Acho que você vai ter que estar religando a linha. (ela sai correndo, ele sai atrás dela)

Vinheta final.

Um comentário:

  1. Hehe... Mto bom ESTAR LENDO este texto (hauhau)!!! rs... Sobretudo a intitulação do Blog: transmetafórico! rsrs

    Até!!!

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